Obtenha altos lucros na área diesel mais carente de profissionais e aprenda a reparar módulos no melhor curso de reparo em módulos diesel.
O curso conta com instrutor com ampla experiência no ramo da reparação automotiva e injeção eletrônica, sala de treinamento climatizada e equipada com ferramentas modernas de reparação, como o ECU Test Diesel Pro, estação de retrabalho BGA e programador Bee-Prog original.
Turmas de 8 pessoas e certificado Chiptronic, uma empresa há mais de 20 anos no mercado, conhecida mundialmente por suas inovações de tecnologia.
Conteúdo:
• Aplicação dos conceitos aprendidos no módulo 1;
• Utilização de equipamentos para simulação de módulos ECU TEST DIESEL PRO e biblioteca online ECU REPAIR;
• Análise técnica de diversos sinais com osciloscópio;
• Principais defeitos e soluções;
• Diagnóstico e solução de defeitos nos componentes da comunicação CAN;
• Análise completa do circuito de gerenciamento lógico das Unidades Injetoras;
• Testes práticos no circuito de alimentação;
• Estudo dos defeitos mais comuns e suas possíveis causas;
• Análise da evolução das versões de Hardware, suas aplicações e lógicas de construção dos circuitos.
Pré-requisitos:
• Conhecimento básico de injeção eletrônica diesel;
• Curso de Eletrônica Básica EAD da Chiptronic ou certificado de curso de eletrônica;
• Ter concluído com bom aproveitamento o curso Reparo Diesel I na Chiptronic; ECUs consideradas no módulo II
• Volvo D12 C
• Volvo D12 D
• Volvo D13 A
• Volvo D13 C
• VECU
Programação:
1º Dia: Estudo da arquitetura básica dos módulos Volvo e seus principais blocos de funcionamento. Evolução das versões de hardware entre sistemas D12 e D13 e suas principais falhas e circuitos.
Análise de todos os componentes de circuitos vitais de um sistema D13 A e análise desses circuitos com o auxílio de simulador e osciloscópio. Análise e registro através de diagramas dos circuitos de alimentação e Unidades Injetoras, bem como seus circuitos de gerenciamento lógico.
Sequências de testes práticos para cada circuito, elaborando assim rotinas de trabalho para o dia a dia com os Volvo D13 A.
2º Dia: Mapeamento (localização) de todos os componentes de circuitos com falhas comuns de um Volvo D13 C e análise desses circuitos com o auxílio de simulador e osciloscópio. Análise e registro através de diagramas dos circuitos de alimentação e Unidades Injetoras, bem como seus circuitos de gerenciamento lógico.
Sequências de testes práticos para cada circuito, elaborando assim rotinas de trabalho para o dia a dia com os Volvo D13 C. Considerações sobre os métodos usados para programações e trocas de arquivos nesses sistemas usando programador de portas de comunicação, como o TRASDATA.
3º Dia: Mapeamento (localização) de todos os componentes de circuitos com falhas comuns dos sistemas Volvo D13 A e C e análise desses circuitos com o auxílio de simulador e osciloscópio. Análise e registro através de diagramas dos circuitos de comunicação CAN entre módulos a para diagnóstico, relé de partida e sensores alimentados pelo módulo e seus processamentos multiplexados.
Sequências de testes práticos para cada circuito, elaborando assim rotinas de trabalho para o dia a dia com os Volvo D13 A e C. 4º Dia: Simulações e rotinas práticas de trabalho com o acompanhamento do instrutor em módulos com falhas reais, com base nos diagramas construídos durante o curso e as sequencias de testes elaboradas. Uso prático do simulador em bancada, osciloscópio e procedimentos de solda avançados para possíveis trocas de componentes danificados.